O dia das mães é um data comemorativa onde é festejada a maternidade. Em alguns países, como aqui no Brasil, é comemorada no segundo domingo de maio. A data é usada para se prestar as homenagens à mães e também avós e outras mulheres por terem gerado seus filhos e formado a família.
O Dia das Mães, comemorado no segundo domingo do mês de maio aqui no Brasil, tem como finalidade de homenagear a maternidade e essas mulheres. Sua origem é muito antiga, na Grécia Antiga, onde, na entrada da primavera, era feita uma festa em homenagem a Rhea, a mães dos Deuses.
Mas acredita-se que a comemoração, tal qual conhecemos hoje, originou-se nos Estados Unidos quando a ativista Ann Maria Reeves Jarvis criou um movimento chamado Mothers Days Works Clubs com o objetivo de diminuir a mortalidade de crianças em famílias de trabalhadores e fortalecer os laços afetivos entre as crianças e suas famílias. Mais tarde a data foi instituída como feriado.
Dia das Mães no Brasil
Em nosso país, o primeiro Dia das Mães foi comemorado em 12 de maio de 1918, na Associação Cristã de Moços de Porto Alegre e em outros lugares sempre ligado à questões religiosos.
Oficialmente, o dia só foi comemorado em 1932, durante o governo provisório de Getúlio Vargas, como nos Estados Unidos e ficou instaurado todo segundo domingo de maio. segundo o molde dos Estados Unidos, isto é, em todo segundo domingo do mês de maio.
Dia das Mães no comércio
Com a popularização e popularização do movimento, a data ganhou cada vez mais adeptos que aproveitam o dia para presentear suas mães e outras mulheres da família. Com isso, acabaram a movimentar o comércio e se tornou uma data muito importante para a economia. No Brasil e nos Estados Unidos, por exemplo, é a segunda melhor data para o comércio, ficando atrás apenas do Natal.